Deputados vão a Brasília com pauta relacionada a estiagem

A comitiva solicitará também recursos para famílias carentes e ainda vai articular votação do Projeto de Lei, que permite romper o teto de gastos para que se cumpram as obrigações de combate à pandemia, estimulando atividades no campo e geração de empregos

fev 14, 2022

Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo confirmou presença entre um grupo de deputados da Assembleia Legislativa, que vão participar de várias audiências em Brasília essa semana, na tentativa de viabilizar recursos do Governo Federal, a fim de minimizar os prejuízos provocados pela estiagem no Estado. Ao dar esta informação, na manhã desta segunda-feira (14), o deputado Adolfo Brito, confirmou que irá participar de audiências já agendadas para esta terça-feira (15), às 15h, no Ministério da Agricultura, e às 18h no Congresso Nacional com deputados e senadores.

Na quarta-feira (16), às 14h e 30 min, a audiência será na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional. A comitiva de parlamentares da Assembleia Legislativa, deverá cobrar do Governo Federal, a pauta encaminhada para a Ministra Tereza Cristina, quando de sua vinda ao Estado, no dia 12 de janeiro. Dentre as solicitações a serem apresentadas estão: a prorrogação de dívidas agrícolas, de custeio e investimentos; novos recursos para plantio; seguro rural; viabilização de linhas de créditos para cooperativas agropecuárias, para financiamentos de custeio e insumos para produção de seus associados.

A comitiva solicitará também recursos para famílias carentes e ainda vai articular votação do Projeto de Lei, que permite romper o teto de gastos para que se cumpram as obrigações de combate à pandemia, estimulando atividades no campo e geração de empregos. Adolfo Brito destaca que estas são as principais reivindicações recebidas pela Comissão de Agricultura nos últimos dias. O parlamentar ponderou ainda que, estão sendo agendadas outras audiências com pauta na solicitação de recursos para redes de água, poços artesianos e micro açudes para vários municípios da região central, com apoio do Senador Luis Carlos Heinze e do deputado federal Pedro Wesphalen. Em relação ao Programa Avançar na Agricultura, às ações para liberação de recursos aos agricultores estão sendo articuladas pela Secretaria de Agricultura do Estado.