Deputado Adolfo Brito cumpre agenda em Brasília

Parlamentar esteve reunido com a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, e com o Senador Luis Carlos Heinze

ago 4, 2021

Uma série de audiências foram realizadas em Brasília, esta semana, pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O deputado Adolfo Brito esteve reunido com a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, e com o Senador Luis Carlos Heinze. Além disso, esteve no Ministério de Desenvolvimento Regional e manteve encontro com outras lideranças na Capital Federal.

Nas reuniões, o parlamentar focou na necessidade de recursos para redes de água e poços artesianos, para atender centenas de comunidades rurais, que estão com dificuldades de água no interior do Estado. O pleito também foi encaminhado ao coordenador da bancada gaúcha Giovani Cherini. Brito justificou a precariedade, informando que alguns municípios desde a estiagem de 2020, continuam atendendo determinadas localidades com deslocamento de carro-pipa, citando como exemplo, Vale do Sol. O parlamentar citou também que, “a Comissão de Agricultura, Assembleia Legislativa e o Ministério do Desenvolvimento Regional, destinaram recursos repassados aos municípios, porém os 29 milhões de Emenda Federal acabou não vindo para o Estado.

A questão está sendo posta também ao Governo Estadual, pois com as constantes escassez de chuvas, a situação pode se agravar novamente”. Ele destaca que na comissão, são inúmeros os pedidos de municípios do interior com projetos protocolados na Funasa e sem perspectivas de atendimento.