Deputado Adolfo Brito assume presidência da Assembleia Legislativa Gaúcha

A nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa toma posse hoje (31), às 14h, no plenário 20 de Setembro.

jan 31, 2024

Foto: Divulgação

A nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa toma posse hoje (31), às 14h, no plenário 20 de Setembro. A cerimônia, onde deverá ser eleito, em chapa única, o novo presidente Adolfo Brito (PP), também terá o deputado Paparico Bacchi (PL) como primeiro vice-presidente e Eliane Bayer (Republicanos) como segunda; além dos deputados Pepe Vargas (PT), Gaúcho da Geral (PSD) e Elton Weber (PSB) na primeira, terceira e quarta secretaria, respectivamente. Indicação do MDB, o deputado Vilmar Zanchin, atual presidente, passará o cargo para o sobradinhense Adolfo Brito.

Por um acordo de bancadas, a presidência do Parlamento é compartilhada e muda todos os anos, com os quatro maiores partidos da Casa indicando um nome. A gestão de 2025-2026 terá o PT na presidência, seguido pelo Republicanos, em 2026-2027. Até se tornar deputado estadual por oito mandatos seguidos, a trajetória de Adolfo Brito é marcada por histórias de superação. Filho de agricultores que trabalhavam como diaristas em plantações de feijão e fumo, Brito nasceu na localidade de Posse do Caçador, à época distrito de Sobradinho e hoje território de Passa Sete. Pobre e sem terra, a família foi desalojada e teve de procurar um novo lugar para morar. O destino escolhido foi a Linha Umbu, em Segredo, onde aos 11 anos, Brito começou a trabalhar em uma olaria na fabricação de telhas e tijolos.

Ainda adolescente, trabalhou também como carpinteiro. Em busca de melhores condições de vida, a família se mudou nos anos seguintes para a zona urbana de Sobradinho, onde o patriarca Leopoldo Brito arrumou emprego na limpeza pública do município, enquanto a esposa, Maria Brito, cuidava da casa. Sétimo numa sequência de 11 filhos, Adolfo Brito trabalhava para ajudar no sustento de casa. Vendeu frutas, carregou malas, atendeu no balcão da rodoviária e trabalhou como engraxate, onde conheceu o então prefeito Ovídio Antônio Bavaresco (Arena), que insistiu para que ele concluísse os estudos, conseguindo uma vaga em um colégio particular.

Em 1971, Brito se tornou sonoplasta da Rádio Sobradinho, onde mostrou interesse pelas transmissões esportivas. Em seguida, assumiu a locução da rádio –a apresentando o programa Alvorada Alegre, e deste então não se afastou mais dos microfones. A aproximação com o prefeito da cidade também rendeu a Adolfo Brito o ingresso na política como candidato a vereador pela Arena, em 1976. Sem dinheiro para fazer uma campanha vigorosa, Brito apostou no tête-à-tête com os eleitores. Andava pelo interior de Sobradinho no seu próprio “jipe pica-pau”, com teto de lona, pedindo voto de porta em porta. No final, ficou com a primeira suplência.

Na segunda tentativa, em 1982, foi o mais votado pelo PDS, sucessor da Arena, e garantiu assento na Câmara.  Daí em diante, Brito não perdeu mais nenhuma eleição. Em 1988, concorreu a prefeito e alcançou 6.125 votos, mais que a soma de seus adversários do MDB e do PDT. Na eleição seguinte, em 1994, elegeu-se deputado estadual pela primeira vez, cargo que ocupa há 29 anos. Preocupado com as demandas paroquiais, o deputado do PP atua em pautas ligadas à agricultura, aos acessos asfálticos e à manutenção das rodovias que cruzam a região de Sobradinho. Para formatar uma proposta ampla relacionada à irrigação, Adolfo Brito pretende promover debates regionais com produtores rurais, autoridades e líderes comunitários. Além de flexibilizar a legislação, o novo presidente da Assembleia quer estruturar uma proposta de linha de crédito subsidiado pelo Estado para incentivar os agricultores a investir na irrigação das plantações.

O novo presidente é o deputado mais longevo da Assembleia, no exercício do oitavo mandato consecutivo. Na eleição de 2022, Adolfo Brito somou 28.115 votos. A sessão de posse, que dá início ao ano Legislativo, será transmita pelos canais da Assembleia e conta também com a cobertura da Rádio Sobradinho AM. Pela manhã foi transmitida uma edição especial do programa Enfoque, e agora à tarde, a Rádio Sobradinho transmite o ato de posse da nova mesa diretora para a gestão 2024/2025.