O Governo do Rio Grande do Sul autorizou o início da construção do ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Catarina Bridi, em Ibarama, com um investimento de R$ 3 milhões. A obra seguirá o modelo Escola+, da Secretaria de Obras Públicas. Durante entrevista à Rádio Sobradinho e Jacuí, a secretária estadual de Obras Públicas, Izabel Matte, explicou que a empresa contratada tem cinco dias para iniciar os trabalhos, três meses para a elaboração do projeto e seis meses para a execução da obra. Ela destacou a capacidade financeira do Estado para o investimento, afirmou estar confiante na conclusão da obra e garantiu que haverá rigor no cumprimento do contrato. O deputado estadual Adolfo Brito, presente na cerimônia, ressaltou as tratativas que viabilizaram a obra e informou que os trabalhos devem começar na próxima semana.
O prefeito de Ibarama, Valmor Mattana, lamentou a ausência do governador Eduardo Leite, que não pôde comparecer devido às condições climáticas que impediram o voo até o município. Mesmo assim, agradeceu ao Governo do Estado por atender a uma demanda de mais de 50 anos da comunidade escolar. Mattana destacou ainda que o ginásio será um modelo no Estado e um privilégio para Ibarama ser o primeiro município a receber essa estrutura. Aproveitou a ocasião para reforçar a importância de investimentos em infraestrutura viária, citando o asfaltamento entre Ibarama e Agudo como essencial para o desenvolvimento regional e a exploração do potencial turístico da 4ª Colônia. A diretora da escola, Patrícia Olivier Bernardi, comemorou a autorização da obra, classificando-a como a realização de um sonho da comunidade. Segundo ela, a primeira etapa será a demolição da estrutura antiga e a retirada de entulhos, prevista para ocorrer até outubro.
Mesmo à distância, o governador Eduardo Leite participou da cerimônia por chamada de vídeo, classificou a obra como simbólica para a comunidade escolar e reafirmou o compromisso de visitar a escola assim que os trabalhos forem iniciados. A solenidade de assinatura contou com a presença da secretária de Obras Públicas, Izabel Matte; da secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski; da secretária-adjunta de Obras Públicas, Zilá Breitenbach; do deputado estadual Adolfo Brito; do prefeito Valmor Mattana; da presidente da Câmara Municipal, Tamara Dal Ri; da diretora Patrícia Bernardi e sua equipe diretiva, professores, funcionários, alunos e representantes da comunidade; além da coordenadora da 24ª CRE, Elaine Beatriz Dalcin, e da imprensa. O protocolo do evento foi conduzido pelos estudantes Valentina dos Santos (7º ano) e Alexandre Da Cas Júnior (8º ano), e os pronunciamentos destacaram a importância da obra para a educação e para o futuro do município.