Departamento do Meio Ambiente de Sobradinho destaca projetos em andamento

Um deles é a revitalização da Praça Três de Dezembro, no centro da cidade

jul 1, 2021

Marcos Trindade

O Departamento do Meio Ambiente da prefeitura de Sobradinho ,apresentou nesta quinta-feira (01), vários projetos que estão em andamento no setor. Um deles é a revitalização da Praça Três de Dezembro, no centro da cidade. De acordo com o diretor do Meio Ambiente, Marcos Trindade, serão feitas várias intervenções no local, porém, todas as árvores serão preservadas, e outras novas serão plantadas.

Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, ele informou também que nos próximos dias vai iniciar a revitalização do Arroio Tupí – também conhecido como Lajeado do Lago. A iniciativa é uma parceria entre CORSAN, RGE, SHO Ambiental e prefeitura de Sobradinho. Trindade destacou que a sugestão partiu da Companhia de Saneamento, uma vez que este Arroio é fundamental para manter a vazão do Arroio Carijinho, de onde a Companhia ainda capta parte da água que abastece a cidade.

O projeto prevê o plantio de árvores nas margens; o desassoreamento em alguns pontos e o repovoamento com alevinos. Na entrevista o diretor do Meio Ambienta falou ainda sobre as podas radicais feitas em alguns pontos da cidade, feitas nos últimos dias pela RGE. Conforme Marcos Trindade a empresa foi notificada e terá de fazer o plantio de novas espécies, a fim de compensar os danos a arborização urbana, já que algumas árvores, talvez, não resistam a poda feita.

Outro projeto que está na pauta do Departamento do Meio Ambiente é a consolidação do Parque Natural de Sobradinho, em Linha Apolinário. A área foi demarcada 20 anos atrás, como forma de compensar os danos causados pela abertura de uma rodovia estadual pelo DAER. Uma parte da área já foi indenizada aos antigos proprietários. Com a chegada de novos documentos, deverá ser feita indenização da área restante de cerca de 15 hectares, de um total de 22.

Marcos Trindade informou ainda que dia 4 de agosto haverá uma campanha de coleta de vidros para a posterior reciclagem. O recolhimento será feito na cidade e no interior de Sobradinho. Poderão ser descartadas garrafas e outros tipos de vidro, com exceção de para-brisas e demais de vidros automotivos.