Foto: Divulgação
O deputado estadual Adolfo Brito esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 26, no Palácio Piratini, com o governador Eduardo Leite e com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Na ocasião, o parlamentar apresentou ao executivo estadual as demandas da região Centro Serra. Ele fez uma abordagem da situação da Brigada Militar em municípios da região central, levando as principais dificuldades apontadas em reunião realizada na última semana, com os comandantes da região e prefeitos de Sobradinho e Arroio do Tigre.
Documento idêntico já havia sido entregue ao vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior. O deputado solicitou ao governador medidas de prioridade na reposição de efetivo, veículos e melhor estrutura para segurança na região. Eduardo Leite declarou que, em breve, estarão se formando cerca de 800 novos policiais e isso deverá melhorar o número de PMs para a região, bem como novos veículos estão sendo adquiridos. Além, disso, também está sendo analisada a possibilidade de contratação de PMS que recém se aposentaram para voltar à ativa nos serviços administrativos, liberando outros para serviço de policiamento.
O Parlamentar solicitou também ao governador e ao secretário Artur Lemos mais recursos ao Projeto Pavimenta, onde 417 projetos foram apresentados pelos municípios. Destacou que só os pequenos, de até 20 mil habitantes, apresentaram 320 pedidos. Num primeiro momento, estava previsto o atendimento a 20 municípios com recursos de 1 milhão de reais; municípios médios entre 20 e 200 mil habitantes com 2 milhões de reais e, a partir de 200 mil habitantes os projetos aprovados terão 4 milhões de reais.
Adolfo Brito, que preside a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e tem relação direta com o interior, sugeriu ao governador a alocação de recursos para ampliar o número de comunidades beneficiadas. Para os pequenos municípios, pediu que o atendimento pudesse chegar até 100 municípios, pois, na grande maioria, são excelentes projetos escolhidos pelos prefeitos. Eduardo Leite esclareceu que realmente houve uma acolhida geral ao projeto e que está em análise a possibilidade de estender o número de beneficiados em novas etapas do programa, dependendo do fluxo de Caixa do Estado.
Na audiência, o governador afirmou que os 60 municípios que serão definidos pela Comissão Especial, com critérios já informados, poderão ser conhecidos dentro de 15 a 20 dias, e dependendo dos recursos do caixa, novas etapas poderão ser viabilizadas.
Outro assunto tratado no encontro se refere a Corsan. Segundo o parlamentar, existe a necessidade de investimentos de vulto para atender Arroio do Tigre e Sobradinho. Por isso, apresentou a real situação dos dois municípios, e pediu prioridade para os investimentos; construção de barragem de captação no Rio Jacuí, na bacia de Dona Francisca, com recalque para Arroio do Tigre, um novo reservatório; bem como, uma adutora para trazer água para Sobradinho.
Momentaneamente, a equipe técnica da Corsan está procedendo na elaboração dos projetos e definição de orçamento para, posteriormente, apresentar a direção da companhia e ao governador do Estado. Segundo Adolfo Brito, “novas audiências deverão ocorrer até a definição dos recursos para que estas obras sejam feitas de fato”.