A Defesa Civil de Sobradinho, terá um novo coordenador: Cassiano Ruoso Moraes assumirá o cargo no lugar de José Carlos Spanevello, que se aposentará até o final do ano. Spanevello destacou que há diversas ações e projetos que precisam ser transmitidos ao novo responsável, que já está se dedicando a entender as demandas do setor. Em entrevista ao Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho, disse que durante seus mais de 20 anos de atuação na Defesa Civil, ele obteve a homologação de 18 decretos de emergência e um processo de calamidade, resultando em R$ 30 milhões em recursos para o município.
Ele enfatizou a importância de estruturar ainda mais a Defesa Civil, citando como exemplo outros municípios que já avançaram nesse aspecto. Atualmente, uma das principais necessidades é a disponibilização de um veículo exclusivo para a Defesa Civil; uma camioneta foi conquistada anteriormente, mas acabou sendo destinada à secretaria de obras. Spanevello também ressaltou a responsabilidade do setor em relação à gestão dos recursos, que exige uma prestação de contas rigorosa.
Além disso, ele apontou que a atuação da Defesa Civil vai além da resposta a desastres, englobando a capacitação em cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Isso demonstra a abrangência da gestão no ciclo de riscos e desastres.