Decreto de Situação de Emergência em Lagoa Bonita foi homologado pelo Governo Estadual

Os dados dos prejuízos ultrapassam o montante de R$ 10 milhões 196 mil 395 reais, nas culturas do tabaco, trigo e olericultura que abrange as culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e alguns frutos como o melão e a melancia.

fev 1, 2024

Foto: Divulgação

O município de Lagoa Bonita teve o decreto de Situação de Emergência homologado pelo governo do Estado, devido às perdas decorrentes de chuvas excessivas, volumosas e intensas dos últimos meses. De acordo com o levantamento apurado pela Emater/RS Ascar, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras, prefeito e vice-prefeito; os dados dos prejuízos ultrapassam o montante de R$ 10 milhões 196 mil 395 reais, nas culturas do tabaco, trigo e olericultura que abrange as culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e alguns frutos como o melão e a melancia.

Outra perda também se refere a conservação do solo, onde são perdas qualitativas, uma vez que as chuvas tem acentuado os processos erosivos, perda de matéria orgânica e assoreamento de cursos de água. Há prejuízos na conservação das estradas municipais, o que demanda tempo e condições climáticas adequadas para que seja feita a recuperação, o que prejudica os agricultores que necessitam dessas vias para deslocamento e também escoamento da produção.

Em setembro de 2023 foram registrados 486 milímetros, outubro 227 milímetros. Novembro 255 milímetros; em dezembro 215, e em janeiro 119 milímetros, sendo considerada de abrangência geral. As chuvas vieram acompanhadas em algumas vezes, por granizos em pontos específicos do município. O prefeito Luiz Francisco Fagundes reitera que a Administração Municipal, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras estão atendendo, na medida do possível, todas as demandas a fim de amenizar os problemas decorrentes das fortes chuvas. Conforme ele, já foram realizadas de forma emergencial a recuperação das estradas, e agora as máquinas seguem os trabalhos fazendo o roteiro por localidade, e na medida do possível, todas as vias serão recuperadas.