Declaração Anual de Rebanho deverá ser feita entre os meses de junho e outubro

As Inspetorias Veterinária de Sobradinho e Arroio do Tigre abrangem também os municípios de Segredo, Ibarama, Lagoa Bonita e Passa Sete

abr 27, 2022

A Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul em 2022 deverá ser feita entre os meses de junho e outubro. O período tradicional para a atividade é de janeiro a maio, mas devido a necessidade de mais tempo para implantação da declaração digital, o prazo foi alterado. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural está elaborando, junto com a Procergs, um sistema on-line para a declaração. Segundo, Giovana Rosa da Costa – Fiscal Agropecuária responsável pela região de Sobradinho e Arroio do Tigre, esse sistema deverá agilizar tanto os recadastramentos quanto colaborar para os criadores não precisarem se dirigir até as Inspetorias todos os anos. O novo formulário será muito mais denso e completo. Antes, era um formulário impresso, frente e verso. Segundo o chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Francisco Lopes, “com a necessidade de informações mais detalhadas, o formulário deverá contemplar uma gama maior de dados e, ao mesmo tempo, ser de fácil entendimento e preenchimento pelo produtor rural”.

Até o final do mês de abril, técnicos dos departamentos de epidemiologia e educação sanitária estarão reunidos com representes das regionais da secretaria, para definir quais os campos que deverão constar no formulário. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Giovana da Costa, destacou que “devido aos anos e o enfrentamento da pandemia, muitos criadores não efetuaram o cadastro, e agora, isso demandará muito trabalho para sua regularização”. Ela salientou que a equipe, em todo o Estado, e em especial em Sobradinho, é reduzida, o que dificulta o trabalho, porém, tudo deverá ser colocado em dia. A digitalização do processo deverá ser uma ferramenta a mais no controle da população animal em todo o estado. As Inspetorias Veterinária de Sobradinho e Arroio do Tigre abrangem também os municípios de Segredo, Ibarama, Lagoa Bonita e Passa Sete.