DAER diz que aumento do tráfego pesado acelerou desgaste do asfalto entre Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul

Cerca de dois anos após a conclusão da obra, o pavimento já apresenta diversos buracos
Foto: Google Street View

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) afirmou que houve aumento no tráfego, especialmente de veículos pesados, na rodovia de acesso a Lagoa Bonita do Sul, o que contribuiu diretamente para o desgaste precoce do asfalto no trecho entre Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul.

Cerca de dois anos após a conclusão da obra, o pavimento já apresenta diversos buracos ao longo de pouco mais de seis quilômetros. Os pontos mais críticos estão localizados na Travessa Karnopp e nas proximidades do pórtico de acesso a Lagoa Bonita do Sul. Na última semana, um dos buracos chegou a ser sinalizado com galhos por motoristas e, posteriormente, recebeu um reparo paliativo com concreto.

O trecho, conhecido como rodovia 400 AM 9010, vem sendo alvo de questionamentos da comunidade quanto à qualidade do material utilizado na pavimentação. Durante a execução da obra, o diretor do DAER, Luciano Faustino, explicou em entrevista à Rádio Sobradinho que foi realizado um estudo de contagem de tráfego, o qual não indicou a necessidade da aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Assim, optou-se pelo microrevestimento asfáltico, uma camada fina com polímero, projetada para um planejamento de aproximadamente seis anos. À época, o estudo não apontava demanda para um revestimento de maior resistência.

Em resposta atualizada, o DAER informou que fará emergencialmente uma operação tapa-buracos no local. As equipes técnicas constataram que o crescimento do tráfego pesado ocorreu acima do previsto, especialmente no trevo de acesso a Lagoa Bonita do Sul, que possui rampa acentuada. Segundo o órgão, o esforço de tração dos veículos pesados nesse ponto acaba provocando maior desgaste do revestimento asfáltico.

Diante desse cenário, o DAER deverá programar novas etapas de recuperação dos pontos críticos no primeiro semestre de 2026. O órgão também confirmou que em Passa Sete, no trecho urbano da ERS-400, onde surgiram inúmeros buracos na Avenida Adolfo Karnopp, intervenções também serão realizadas.

Enquanto as melhorias não são executadas, a orientação é de atenção redobrada aos motoristas, já que há risco de danos a pneus, rodas e à suspensão dos veículos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade