Dados do IBGE revelam que maioria da população do Centro Serra se declara branca

Em entrevista ao programa Enfoque desta quinta-feira, 18, o coordenador do IBGE de Cachoeira do Sul, Diogo Fortes, revelou alguns destes dados relativos a municípios da região.

jan 18, 2024

Foto: Freepik

A população branca é ampla maioria nos municípios da região Centro Serra. É o que mostram os números do Censo 2022 do IBGE.  A composição étnico-racial é um dos muitos dados coletados pelo levantamento que revela o perfil da população brasileira e suas condições de vida. Em entrevista ao programa Enfoque desta quinta-feira, 18, o coordenador do IBGE de Cachoeira do Sul, Diogo Fortes, revelou alguns destes dados relativos a municípios da região.

Em Sobradinho, 11.140 pessoas se declararam brancos. Isso significa 78,4% da população. Já 2.428 pessoas de identificaram como pardas, o equivalente a 17,1%. Outros 637 sobradinhenses se declararam pretos, ou seja, 4,5% da população. Cinco pessoas em Sobradinho se reconhecem como amarelas. E sete se autodeclararam indígenas. O coordenador esclareceu que a denominação amarela se refere às pessoas descendentes de orientais. Ele também explicou que esses números são importantes para que o país se conheça melhor e servem como base para a elaboração de programas governamentais destinados a melhorar as condições de vida de cada grupo étnico-racial que compõe a população brasileira.

O censo 2022 demonstrou que 78,4% da população gaúcha, um total de 8 milhões 534 mil e 229 pessoas se identificaram como sendo da cor ou raça branca. Outras 709 mil e 837 pessoas se autoidentificaram como pretas, o equivalente a 6,5% da população gaúcha. Os dados nacionais indicam que a parcela parda da população é a mais numerosa no país. O grupo foi estimado em 92 milhões 83 mil e 286 pessoas, ou 45,3% da população brasileira. Os dados completos de cada município podem ser acessados no site do IBGE ou clicando aqui.