Secretaria Municipal da Saúde e Desenvolvimento Humano de Lagoa Bonita, em parceria com o SENAR-RS e o Sindicato Rural de Sobradinho, está promovendo o curso de Artesanato com Palha de Milho no município. A atividade reúne 10 participantes que estão aprimorando conhecimentos sobre o preparo e armazenamento da palha, além de aprender diversas técnicas de trançado.
Entre os conteúdos abordados estão o tingimento da palha e trançados planos com três e quatro palhas, trançado redondo, plano com amarração e amarração de sabugos. As oficinas resultam na confecção de peças como chapéus, porta-cuias, descansos de prato, sacolas, cestas com alça e tampa, brinquedos, flores, vassouras, bonecos e bordados.
A coordenadora da Secretaria de Saúde, Rozane Lazzari, acompanha o curso e destaca que a iniciativa visa transmitir conhecimento teórico e prático sobre o artesanato com palha de milho, promovendo a valorização da cultura popular, o reaproveitamento de materiais naturais e o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a geração de renda, o empreendedorismo e a inclusão social.

