Pesquisar
Close this search box.

Cristo Acolhedor recebe turistas para caminhada de 100 km

O trajeto deve se tornar um novo caminho peregrino no Estado

Foto: Henrique Lindner

Neste feriado de 7 de setembro, o Cristo Acolhedor de Sobradinho foi o ponto de partida de um grupo de 28 pessoas que farão a pé o percurso de 100 quilômetros até o Cristo Protetor de Encantado. Vindos de diferentes cidades e até de fora do Estado, os caminhantes chegaram em Sobradinho pouco depois das 06 horas da manhã e foram recepcionados na Agroindústria de Panificados Pavanato, em Granja do Silêncio, onde tomaram café. Lá, se encontraram com outros 20 caminhantes da região Centro Serra, além do prefeito Armando Mayerhofer, o vice Ivan Trevisan e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Darlan Kittel.

Após o café, os dois grupos se dirigiram até a imagem do Cristo Acolhedor onde houve uma rápida cerimônia, com a presença do padre Gelso Bernardy que abençoou a todos. Por volta das 08 horas e 30 minutos os caminhantes saíram em direção a Segredo dando início ao Caminho Peregrino em direção ao Cristo Protetor de Encantado.
A maioria dos turistas é adepta das caminhadas de longo percurso. Alguns já percorrem o famoso Caminho de Santiago de Compostela, entre a França e a Espanha que pode chegar a 800 quilômetros. Eles foram organizados pela agência Passeios na Colônia, da cidade de Marques de Souza, no Vale do Taquari. Na saída de Sobradinho, o responsável pelo projeto, Alício de Assunção, lembrou que a caminhada passou a ter um outro significado com a catástrofe que atingiu várias cidades daquela região.

Os peregrinos caminharam em direção à comunidade Santa Terezinha de Linha Umbú, Segredo, conduzidos pelo grupo Caminhos do Campo de Sobradinho, com apoio da Emater do município, responsável pelo projeto Caminhadas na Natureza. Eles percorrem apenas estradas vicinais. A recepção em Linha Umbú foi com música e um farto almoço colonial, e contou com a presença do vice-prefeito Paulo Henrique Marion, o padre Israel Brixner e a extensionista da Emater Lisandra Mergen, além das lideranças da comunidade.

Depois do almoço, os 28 caminhantes que vieram do Vale do Taquari seguiram em direção ao distrito de Bela Vista. O pernoite será em Lagoão. Nesta sexta-feira, 08, eles seguem em direção a Barros Cassal. A chegada em Encantado está prevista para domingo. Já os 20 caminhantes do Centro Serra retornaram para Sobradinho. Para o mês de outubro está sendo organizada mais uma edição das Caminhadas na Natureza, em Sobradinho, com a participação de uma nova excursão do Vale do Taquari.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade