Foto: Divulgação
A Cotriel de Arroio do Tigre, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), iniciou nessa quinta-feira, 22, o projeto “Cotriel Incluindo e Acolhendo”, que tem o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência a entrarem no mercado de trabalho, possibilitando a independência financeira e a inclusão na sociedade. São nove pessoas atendidas pela entidade e que apresentam níveis diferentes de deficiência física ou intelectual. Eles foram recepcionados pelo gerente da unidade da Cotriel de Arroio do Tigre, Sebastião Mendes. De acordo com ele, todos já estão devidamente contratados, com carteira assinada e benefícios que a empresa oferece.
O projeto envolve o cultivo de uma horta comunitária, que terá seus produtos distribuídos entre os integrantes da Apae, como forma de reforçar o cardápio oferecido nas refeições realizadas na entidade. Em entrevista ao Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, Sebastião disse que esta é uma semente que foi lançada, a fim de mostrar que as diferenças não podem ser barreiras. Ele ainda desafiou outras empresas do município e da região a se comprometerem com a causa e inseri-las no mercado de trabalho.
Já a diretora da APAE de Arroio do Tigre, Ledi Mainardi Schmidt, afirma que os alunos agora podem auxiliar no sustento da família, e que é unânime o sentimento de alegria e gratidão dos jovens pela oportunidade. Ela ainda ressaltou que a iniciativa marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na última quarta-feira, 21. A diretora ainda destacou que outros quatro alunos devem ser incorporados em breve, totalizando 13 pessoas com deficiência vinculadas à Apae empregadas pela Cotriel de Arroio do Tigre. As unidades da cooperativa de Sobradinho, Estrela Velha, Salto do Jacuí e Espumoso também contam com projetos semelhantes envolvendo pessoas com deficiência.