O Comandante Regional do 23° Batalhão da Polícia Militar do Vale do Rio Pardo, com sede em Santa Cruz do Sul, que abrange também a região Centro Serra, coronel Giovani Paim Moresco, falou ao Programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, na tarde dessa terça-feira (28). Na pauta, a atuação da Brigada Militar em todo o Estado diante das situações de emergência e calamidade pública, durante as enxurradas que atingiram, e continuam assolando vários municípios gaúchos. Moresco salientou que Policiais Militares do Rio Grande do Sul, e até mesmo de outros Estados estão atuando diretamente no enfrentamento a criminalidade.
Policiais que estevam de férias foram convocados. Aqueles que entrariam em férias tiveram as folgas adiadas e policiais da Reserva foram convocados a retornar a ativa enquanto houver a necessidade de pronto atendimento. Conforme o Comandante do 23º Batalhão, o número de crimes, de todas as qualificações, aumentou durante este período em decorrência da fragilidade das propriedades atingidas e das famílias que tiveram que sair de seus lares em decorrência dos estragos causados pela água.
Giovani Paim Moresco salientou que a Brigada Militar possui um Gabinete de Crise Permanente, e tão logo as primeiras notícias sobre os desastres climáticos chegaram, o setor foi acionado e entrou em efetiva operação, distribuindo Policias da corporação nos pontos mais atingidos e com maior necessidade.
Com relação a saída da 5ª Companhia da Brigada Militar de Sobradinho, que se transformou em Pelotão, mesmo com a região ilhada e sem acesso a outros municípios durante um determinado período, não houve prejuízo no policiamento, pois, mesmo com o efetivo abaixo do ideal, a comunicação entre os policiais e oficiais não foi prejudicada. O comandante Giovani Paim Moresco salientou que a Brigada Militar está sempre disponível para esclarecer dúvidas da população e da imprensa.