Após graças alcançadas e a devoção de inúmeros fieis, a proteção de Nossa Senhora Medianeira será reconhecida com um novo título: o de Rainha do Estado. A coroação foi anunciada no início de junho pela igreja católica, após autorização do Papa Francisco. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (15), às 19 horas, na Basílica da Medianeira em Santa Maria. A ocasião também será de celebração pelo Jubileu dos 60 anos do Regional Sul 3 e de lançamento da revista Gente à frente: Igreja Católica em missão no Rio Grande do Sul. A Rádio Sobradinho AM vai transmitir o evento e também via Facebook.
Para o arcebispo, Dom Leomar Antônio Brustolin a coroação é simbólica não apenas para Santa Maria, mas para todo o Rio Grande do Sul. A coroação não dá o título de padroeira do Estado para Nossa Senhora Medianeira, já que São Pedro ocupa este posto, de forma oficial. O pároco e reitor do Santuário, Cristiano Quatrin, o título de Rainha do Estado também traz, na visão da igreja católica, um alento e esperança após o período das enchentes. Conforme o padre Cristiano Quatrin, a partir das 18h30min haverá uma acolhida em frente a Brasília e, após, Nossa Senhora Medianeira será coroada por um dos bispos. A coroação será feita na imagem datada de 1930, o primeiro quadro de Nossa Senhora Medianeira pintado por Ida Stefani.
A obra foi inspirada em um santinho em preto e branco enviado da Bélgica para o Padre Ignácio Rafael Valle, em Santa Maria. A coroa, que a partir desta quinta-feira fará parte da imagem, irá carregar as cores do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo. No ano que marca a coroação de Nossa Senhora Medianeira como rainha, haverá a 81ª edição da Romaria. A primeira ocorreu em 12 de dezembro de 1943, incentivada por Dom Antônio Reis. A partir da data, a celebração passou a ser promovida, anualmente, no segundo domingo do mês de novembro. Com o tema “esperança” o evento deste ano será realizado novamente durante três dias: 8, 9 e 10 de novembro. (Fonte – Jornal O Diário)