Corede Vale do Rio Pardo convida comunidade a cadastrar propostas para a Consulta Popular

A proposta mais “curtida ou apoiada” automaticamente fará parte da cédula de votação do Vale do Rio Pardo, desde que, deferida pelos interlocutores das secretarias estaduais e seja de execução regional

set 16, 2021

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) está convocando a comunidade dos 23 municípios a participar e contribuir com ideias e propostas para a Consulta Popular 2021-2022. Das cinco demandas que irão constar na cédula de votação desta edição, todas virão por meio de proposta de iniciativa popular, que deve ser cadastrada até o dia 12 de outubro, via aplicativo COLAB.

A proposta mais “curtida ou apoiada” automaticamente fará parte da cédula de votação do Vale do Rio Pardo, desde que, deferida pelos interlocutores das secretarias estaduais e seja de execução regional. O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca que é importante a participação da comunidade com ideias. Conforme ele, “são 11 áreas que podem ser contempladas e acredito que é uma forma de ouvir a comunidade para que tenha contemplada sua ideia”. A proposta de iniciativa popular que tiver mais curtidas no aplicativo Colab irá constar na cédula de votação, junto com outras quatro propostas, que poderão ser extraídas do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) do Corede/VRP, e que serão definidas nas assembleias microrregionais.

Ambas ocorrem no dia 28 de outubro para alinhamento das propostas. Às 9h, será realizada a etapa do Centro-Serra, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, enquanto que às 14h, será realizada a do Baixo Vale, na sala 101, da UNISC, em Santa Cruz do Sul. Para participar, o cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do “pin” (localização) a região desejada. As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região.

O cidadão terá um limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo utilizar-se de foto para melhor ilustrar, e poderá consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Corede.