Coopervino de Arroio do Tigre participa de fundação de Cooperativa Escolar no Paraná

Conforme a professora Fabiana Wagner Schneider, foram dias de aprendizados significativos, pois a intercooperção oportuniza que os cooperados possam vivenciar o cooperativismo na prática e assim se fortalecer a seguir fazendo a diferença no mundo

nov 18, 2021

Fotos: Divulgação

Uma comitiva da região Centro Serra participou entre os dias 8 a 11 de novembro de uma viagem de intercooperação com o Estado do Paraná. Participaram da viagem o presidente do Sicredi Centro Serra, Egídio Morsh; vice-presidente, Ciro Bavaresco; assessora de desenvolvimento cooperativo e coordenadora regional do Programa a União Faz a Vida, Luci Fornari Abreu; coordenadora Local do PUFV em Arroio do Tigre, Raquel de Castro Fiuza Neuenfeldt; professora orientadora da Cooperativa Escolar Coopervino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ervino Alberto Guilherme Konrad, Fabiana Schneider Wagner; presidente da Federação das Cooperativas Escolares do Centro Serra (Fecoopes), Kássia Beilke Jede; presidente da Coopervino e atual Conselheira da Fecoopes, Isabela Raminelli; e a presidente da Cooperarte de Candelária, Manuela Porto Rehbein.

Essa intercooperação iniciou em maio com um convite a participar das formações através das tecnologias digitais com professores orientadores e com alunos interessados em fazer parte de uma cooperativa escolar, muitos momentos e vivências que possibilitaram aprendizados e crescimento cooperativo, formações aos professores orientadores e também para auxiliar na fomentação e fundação da Cooperativa Escolar. A comitiva participou da Assembleia Geral Ordinária de fundação da EECOOPER – Cooperativa Escolar da Escola Evangélica de Carambeí -, além de visitações ao Parque Histórico de Carambeí, à Frísia Cooperativa Agroindustrial e à Agência do Sicredi em Carambeí. Já em Castro, houve a visitação à Comunidade Castrolanda e à Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, onde ocorreu um momento de conhecer a CoopEECC.

Conforme a professora Fabiana Wagner Schneider, foram dias de aprendizados significativos, pois a intercooperção oportuniza que os cooperados possam vivenciar o cooperativismo na prática e assim se fortalecer a seguir fazendo a diferença no mundo. Já a presidente da Coopervino, Iabela Raminelli, destacou a incrível experiência de participar desses momentos e de conhecer novos lugares, além de conhecer pessoas que contribuem para o aprendizado e vida em cooperativa.