Conteúdo da cápsula do tempo da Comunidade Santo Antônio de Taboãozinho foi revelado nesse domingo

Segundo o relatório apresentado, o rolo de papel (cor bege escuro), continha no seu interior, uma carta datilografa com informações locais da época

Foto: Divulgação

A Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre, através do Pe. Rudinei Lasch, juntamente com a Comunidade Santo Antônio, de Taboãozinho, e seu coordenador Silvio Foletto, apresentaram nesse domingo, 11, durante a Festa do Padroeiro, o relatório da cápsula do tempo que foi removida da parte de uma coluna da capela em 31 de agosto de 2022, data em que a Capela completou 70 anos.

A análise dos dados contidos na “cápsula”, foi feita pelo professor Edison Hüttner, do Programa de Pós-Graduação em História e Teologia da PUC-RS. Segundo o relatório apresentado, o rolo de papel (cor bege escuro), continha no seu interior, uma carta datilografa com informações locais da época, por ocasião de inauguração de pedra fundamental da capela Santo Antônio do Taboãozinho. Dentro do rolo foram tirados cuidadosamente fragmentos de folhas com alguns dizeres em letras datilografadas em cor azul. Nos fragmentos foi possível identificar a Logomarca timbrada da “Sagrada Família” com desenho de Maria e José com o Menino Jesus ao centro.

Na carta datilografada contavam dados como os padrinhos da capela, dos doadores, das comissões. Ao final do documento foi identificada a assinatura por extenso com caneta cor azul do “Pe. Luiz Hoffmann.” Ele foi pároco auxiliar do Pe. Benno Wissel (em 1945 e 1946). Em 10 de novembro de 1949 Hoffmann foi nomeado Pároco – cargo no qual ficou até 1960. A pedra fundamental da Capela Santo Antônio de Taboãozinho/Arroio do Tigre foi lançada no dia 31 de agosto de 1952 e segundo o relatório do professor Edison Hüttner, a carta assinada pelo Pe. Luiz Hoffmann, que estava dentro do frasco de vidro, é deste dia, mês e ano.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade