Consulta Popular recebeu mais de 13 mil votos no Vale do Rio Pardo

Dos 23 municípios, apenas Santa Cruz vai ficar de fora do rateio, pois não atingiu o índice mínimo de 2% nas urnas

dez 8, 2023

Foto: Divulgação

O Corede/Vale do Rio Pardo conheceu no início da tarde desta quinta-feira, dia 7, os resultados da votação da Consulta Popular/2023, realizada na semana passada. Foram registrados 13.435 votos que escolheram cinco entre os oito projetos a serem contemplados com recursos de mais de R$ 2.542.857,14 no Orçamento do Estado no ano que vem. Dos 23 municípios, apenas Santa Cruz vai ficar de fora do rateio, pois não atingiu o índice mínimo de 2% nas urnas. Os demais todos superaram a meta.

O percentual de maior número de votantes foi registrado no município de Mato Leitão, com 27,52% dos eleitores participando do processo. O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca o empenho de todos os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) no envolvimento para mobilizar os eleitores em torno das propostas. No dia 19, 14h, na sala 101 da Unisc, será realizada uma assembleia do Corede/VRP, quando serão definidas algumas questões relacionadas aos próximos passos da Consulta Popular. Ela também terá caráter festivo, pois vai marcar os 32 anos do Corede/Vale do Rio Pardo.

Os projetos mais votados que receberão 508.571,43 cada: Fomentar a produção, industrialização e comercialização de alimentos na região através de Cooperativas da agricultura familiar –  Secretaria de Desenvolvimento Rural; Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar – Secretaria  de Desenvolvimento Rural (SDR); Estruturação de um Centro Dia Regional para atendimento durante o dia a jovens e adultos com deficiência – Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Ações estratégicas para o desenvolvimento territorial regional, voltadas para o fortalecimento da atividade turística – Secretaria de Turismo e Plano de Sinalização Turística e Sinalização Turística, também da SETUR.