Construção de PCHs será tema de audiência em Porto Alegre

As áreas para as barragens já foram indenizadas e a intenção é destravar os aspectos jurídicos para possibilitar os investimentos.
Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito (PP), confirmou para esta quinta-feira (19), a partir das 13h30, uma audiência para solicitar liberação ambiental que viabilize construções de Pequenas Centrais Hidrelétricas no estado, entre as quais as dos municípios de Arroio do Tigre e Estrela Velha. A reunião será na sede do Parlamento gaúcho, e contará com a presença do prefeito Marciano Ravanello e do prefeito eleito, Vanderlei Hermes, ambos de Arroio do Tigre, bem como de dirigentes de empresas que farão os empreendimentos, do subsecretário estadual do Meio Ambiente, Marcelo Camardelli, e do diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter.

As áreas para as barragens já foram indenizadas e a intenção é destravar os aspectos jurídicos para possibilitar os investimentos. Na semana passada, o presidente da AL já havia recebido, na sede do Legislativo, um grupo de empresários e as lideranças de Arroio do Tigre para tratar do tema. O deputado Adolfo Brito adianta que, no encontro desta tarde, vai encaminhar ao secretário Camardelli um pedido para que sejam envidados todos os esforços da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para a liberação de 8 PCHs, planejadas no curso de 55 km do Rio Pardo, e que passam pelos municípios de Barros Cassal, Lagoão, Gramado Xavier, Herveiras, Passa Sete e Sinimbu.

O parlaemtnar lembra que além de gerar produção de energia e divisas, os reservatórios das PCHs poderão ser utilizados para fomento à Irrigação e à Piscicultura, pauta da sua gestão na Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e que será encaminhada ao Executivo gaúcho. Adolfo Brito reitera que o empreendimento poderá ser mais uma fonte de produção de energia renovável e também de arrecadação para as prefeituras de Arroio do Tigre e Estrela Velha.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade