Foto: Reprodução
O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí, através de sua Câmara Setorial do Turismo em conjunto com a Associação de Turismo do Centro-Serra, promoveu uma extensa programação, ligada ao Turismo regional e ações do Consórcio. O evento ocorreu na última quinta-feira, 01, em Ibarama, no Centro Municipal Lorena Wendt Dal Ri.
Pela manhã, houve uma explanação pelo Secretário de Turismo de Caçapava do Sul, Stener Camargo, do geoparque daquele município que está pleiteando seu reconhecimento junto a UNESCO. Na sequência, foi apresentado por Roberto Köhler, a possibilidade de um geoparque na região Centro Serra, como possibilidade de integração turística e econômica regional. Köhler destacou que a região possui dois ativos que são os caminhos do Centro Serra interligando todos os municípios e a criação dos Ecoparques.
A programação da manhã encerrou com a apresentação do pró-Reitor da UFSM, Flaví Ferreira Lisboa Filho, que falou sobre o Polo de Geoturismo e cultura para o desenvolvimento da região central, ressaltando o trabalho conjunto do poder público, iniciativa privada, sociedade e universidades. Na parte da tarde, dentro da programação do Turismo, o presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, fez a entrega de vídeos turísticos de todos os municípios e de um vídeo regional, bem como a entrega do Plano de Marketing Regional para a Associação de Turismo.
Na programação da tarde, houve ainda uma visitação na Olivas Salute, de propriedade do médico João Kischner. Também no período da tarde, houve a assembleia do Consórcio, onde vários assuntos estiveram em pauta. Os trabalhos iniciaram com a explanação do Projeto Socioambiental da Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos Urbanos, pela empresa Ciclo Comércio e Consultoria, para estudo de viabilidade de implantação no Consórcio. Na sequência, houve uma discussão sobre a flexibilização da Portaria estadual, para permitir que os Hospitais “São João Evangelista”, de Sobradinho e “Santa Rosa de Lima” de Arroio do Tigre, possam realizar os partos, com financiamento estadual, com equipe médico-obstétrica, na forma de sobreaviso. Hoje, pelos critérios do Estado, para os hospitais receberem o cofinaciamento estadual, a instituição deverá dispor, presencialmente, de equipe multiprofissional 24 horas por dia, sete dias na semana de um Médico Obstetra, Médico Pediatra, Médico Anestesista e Enfermeiro ou Técnico de Enfermagem, o que é inviável para os pequenos hospitais do interior.
Ficou decidido que o Consórcio encaminhará ofício à Secretaria Estadual da Saúde, para flexibilizara exigência em relação aos pequenos hospitais. Também foi discutida a majoração do Incentivo Estadual de Custeio para a Atenção Secundária e Terciária aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (FAA’s), para elevação do teto, hoje limitado a R$ 3,00 por habitante, considerada a população total do Consórcio.