Consórcio protocola projeto para execução de acessos asfálticos na região Centro Serra

O projeto prevê a destinação de um percentual das receitas de ICMS para as quais concorrem os municípios consorciados, para um Fundo Regional de Desenvolvimento, de cujo controle e gestão o Estado participará obrigatoriamente

mar 10, 2022

Foto: Divulgação

Uma comitiva de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, que abrange a Região Centro Serra, liderados pelo presidente Marciano Ravanello, de Arroio do Tigre, esteve nesta quarta-feira (09) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde foram recebidos pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consórcios Públicos, deputado Vilmar Zanchin. Na ocasião, foi protocolado o projeto de pavimentação de acessos asfálticos na região Centro Serra, nos municípios ainda desprovidos desse benefício.

O projeto prevê a destinação de um percentual das receitas de ICMS para as quais concorrem os municípios consorciados, para um Fundo Regional de Desenvolvimento, de cujo controle e gestão o Estado participará obrigatoriamente. Estes recursos serão investidos na execução de projetos de infraestrutura asfáltica, cujas prioridades serão definidas e executadas na forma de gestão associada entre os municípios consorciados e o Estado. O projeto contempla o asfaltamento de sete trechos de estradas, num total de 180,1 km, com cronograma de 10 anos.

Os trechos contemplados, são: Lagoa Bonita à Passa Sete (7,3km), já em andamento; Segredo à Lagoão (27,8 km); Linha Paleta – Arroio do Tigre à Tunas (22,0 km); Tunas à Jacuizinho (15,6 km); Estrela Velha à Pinhal Grande (34,8 km); Ibarama à Agudo (40,7 km) e Lagoa Bonita à Cerro Branco 31,9 km). Falando em nome dos prefeitos dos municípios consorciados, Marciano Ravanello agradeceu o deputado Zanchin pela recepção do projeto e pelos encaminhamentos que serão dados, ressaltando que a parceria dos Municípios com o Estado, na forma de gestão associada, é o melhor caminho para execução de obras de infraestrutura asfáltica, como forma de desenvolvimento regional.

Na reunião ficou definido que o deputado Zanchin agendará para os próximos dias, uma reunião com o Governador Eduardo Leite e o Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costela, com a participação de todos os prefeitos do Consórcio, para que sejam dados os demais encaminhamentos ao projeto. Na audiência, que teve início às 14:30 horas, na Assembleia Legislativa (sala Sarmento Leite) estiveram presentes ainda o deputado Adolfo Brito, o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer; de Lagoão, Cirano de Camargo; de Segredo, Valdir Rodrigues; de Estrela Velha, Alexander de Castilhos; de Tunas, Paulo Reuter; de Lagoa Bonita do Sul, Luiz Fagundes; de Passa Sete, Maurício Ruoso; de Cerro Branco, Edson Lawall e o secretário executivo do Consórcio, Altemar Rech, além de assessores de deputados ligados à Frente Estadual de Defesa dos Consórcios Públicos.