Conselho Tutelar promove atividades para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças

Na ocasião, haverá a apresentação do chamado Semáforo do Toque que ensina as crianças quais partes do corpo dela não podem ser tocadas por estranhos.

maio 17, 2022

Foto: Henrique Lindner/Rádio Sobradinho AM

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças, que transcorre neste dia 18 de maio, será marcado por diversas atividades no município de Sobradinho, organizadas pelo Conselho Tutelar. A programação prevê a abertura na Praça 3 de Dezembro nesta quarta-feira (18). Porém, em caso de tempo instável, será transferida para o dia 30.

Na ocasião, haverá a apresentação do chamado Semáforo do Toque que ensina as crianças quais partes do corpo dela não podem ser tocadas por estranhos. Já nos dias 19 e 20, haverá exibição de filmes na Câmara de Vereadores, para estudantes de 14 a 18 anos. E de 23 a 31 de maio estão previstas palestras nas escolas, desta vez para a faixa etária dos 10 aos 13 anos. Em entrevista ao programa ENFOQUE desta terça-feira (17), as conselheiras tutelares Maria Gorete Monteiro e Fernanda Coleraus explicaram que a data é muito importante para alertar a comunidade sobre a situação do abuso de crianças.

Elas lembraram que o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos, perdendo apenas para a Tailândia. No Centro Serra também é grande o número de registros na Polícia. Maria Gorete e Fernanda Coleraus observaram que é comum o agressor ser próximo da família ou mesmo morador da mesma casa da vítima. Por isso, a comunidade deve denunciar se tem conhecimento de casos de violência para evitar que a situação seja acobertada.