Confirmada a retomada de perícias médicas na agência do INSS de Sobradinho

Depois de vários pedidos feitos pela agência local e lideranças da região Centro Serra, Luiz Flávio Seintenfus foi recontratado como perito federal

jul 22, 2021

Foto: Jorge Foletto/Rádio Sobradinho AM

O gerente da agência do INSS de Sobradinho, Gilmar Lopes, e o médico perito federal, Luiz Flávio Seintenfus, confirmaram hoje a retomada das perícias médicas no município. Com a aposentadoria de Seintenfus, em 2015, o serviço passou a ser prestado por peritos de fora em datas pré-determinadas. Desde 2018, no entanto, as perícias passaram a ser feitas apenas em outras cidades, como Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, gerando transtorno para os segurados. Depois de vários pedidos feitos pela agência local e lideranças da região Centro Serra, Luiz Flávio Seintenfus foi recontratado como perito federal, e o serviço voltará a ser prestado em Sobradinho a partir do dia 2 de agosto.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, Gilmar Lopes explicou que a pessoa que tem perícia marcada em outras cidades, se quiser, pode solicitar transferência para Sobradinho. Isso pode ser feito através da plataforma digital “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Ouvintes, no entanto, relataram dificuldades para solicitar a transferência. Para novas perícias, o agendamento também deve ser feito por estes dois canais. Gilmar Lopes destacou que as pessoas que tiverem dificuldade para acessar o site ou para fazer a ligação, podem procurar a agência do INSS de Sobradinho.

Luiz Flávio Seintenfus esclareceu que, na hora da perícia, o perito federal leva em conta a capacidade do segurado continuar trabalhando ou não. Isso depende de diferentes fatores, como a idade da pessoa, a gravidade da doença e até mesmo o grau de instrução. Conforme ele, uma pessoa com maior nível de escolaridade depende menos do trabalho braçal, e por isso tem maior possibilidade de recolocar-se no mercado de trabalho, mesmo com alguma limitação imposta por uma doença.