Companhia responsável pela hidrelétrica do Salto do Jacuí emite nota após morte de jovem na Cascata do Saltinho

Na nota, a CEEE Geração lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na cascata do Saltinho, cujo acesso está em propriedade de terceiros, sem vínculo com a empresa.
Foto: Redes Sociais

A Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica, a CEEE Geração, responsável pela hidrelétrica Maia Filho, divulgou nota sobre a morte da universitária Ana Júlia Correa Vieira, 19 anos, na última terça-feira (04). No texto, a empresa lamentou o fato e explicou como funciona o procedimento para o acionamento das sirenes da usina.  Ana Júlia tomava banho no local conhecido como Cascata do Saltinho, no Rio Jacuí, e teria se afogado depois que as comportas da barragem foram abertas. A jovem acabou levada pela forte correnteza. Na nota, a CEEE Geração lamenta profundamente a fatalidade ocorrida na cascata do Saltinho, cujo acesso está em propriedade de terceiros, sem vínculo com a empresa.

A estatal reforça que todos os procedimentos operacionais na barragem Maia Filho são feitos rigorosamente conforme as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A CEEE Geração esclarece que a usina é despachada pelo ONS, ou seja, o órgão define o início e o fim da geração de energia de acordo com a demanda no Rio Grande do Sul e no Brasil. Como parte do procedimento operacional, a sirene é acionada sempre que há aumento da vazão para geração de energia elétrica, sendo que o volume de água liberado depende da quantidade de energia determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade