Pesquisar
Close this search box.

Comissão de Agricultura do Senado aprova projeto do Deputado Heitor Schuch de incentivo à agricultura e pecuária de precisão

O objetivo da proposta, conforme Heitor Schuch, é aumentar a produtividade e a lucratividade, reduzir o desperdício e os custos e garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica do setor

Foto: Divulgação

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou projeto de lei do deputado federal Heitor Schuch (PSB), que cria a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão, com à adoção de ferramentas tecnológicas, satélite, internet e dados em tempo real para melhor aproveitamento de solo e dos rebanhos. O projeto recebeu parecer favorável do senador Guaracy Silveira (PP). Se não houver recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá para sanção presidencial.

O objetivo da proposta, conforme Heitor Schuch, é aumentar a produtividade e a lucratividade, reduzir o desperdício e os custos e garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica do setor. O texto define a agricultura e a pecuária de precisão como aquelas que adotam um “conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas em um sistema de gerenciamento agropecuário baseado na variabilidade espacial ou individual e temporal”.

Segundo o parlamentar, esse é o caso, por exemplo, do uso de máquinas agrícolas com sensores capazes de identificar a situação do solo. Outros exemplos são os pulverizadores de defensivos automatizados integrados a um GPS para evitar que o equipamento borrife duas vezes no mesmo local.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade