Pesquisar
Close this search box.

Comando da Brigada Militar fala sobre ações planejadas e resultados de operações em Sobradinho

Os infratores flagrados pela BM, respondem a um Termo Circunstanciado, além de terem o objeto causador da perturbação apreendido, e posteriormente é marcada uma audiência no Juizado Especial Criminal

O comandante do 1º Pelotão da Brigada Militar do Centro Serra, concedeu entrevista nesta sexta-feira (29), sobre ações planejadas e resultados de operações que envolvem o policiamento.

Conforme o Tenente Jerônimo Dalberto, em 2020 houve uma redução nos casos de perturbação, porém, no final do ano e início de 2021, as guarnições detectaram um aumento dos casos, principalmente no Centro. Segundo o Oficial, ações estão sendo aplicadas nos pontos denunciados, a fim de inibir a perturbação de sossego público.

Destacou que a Brigada Militar trabalha em duas esferas, atuando na parte de trânsito, onde o veículo é flagrado por exemplo com excesso de som, e na parte criminal, quando atua para inibir no que se refere a algazarras e barulhos ocasionados por instrumentos sonoros. No aspecto penal, é necessária a representação da vítima que está sendo incomodada. Os infratores flagrados pela BM, respondem a um Termo Circunstanciado, além de terem o objeto causador da perturbação apreendido, e posteriormente é marcada uma audiência no Juizado Especial Criminal. 

Em 2020, a Brigada Militar fez 40 autuações exclusivamente por perturbação. Quanto a carros e motos que transitam com o escapamento que causa barulho ou velocidade excessiva, ao ser constatada a infração, é confeccionado um auto de infração de trânsito. Até mesmo o sistema de videomonitoramento em pontos da cidade faz os flagrantes. O tenente Jerônimo Dalberto lembrou que no caso de canos de descarga abertos, é prevista além da multa, a remoção dos veículos.

No ano passado, a Brigada Militar de Sobradinho fez 506 autuações e 146 veículos foram recolhidos devido as irregularidades. Além disso, foram feitos no geral 2.126 atendimentos pela BM. Sobre o atendimento no Interior, lembrou sobre a atuação das Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI), que tem desenvolvido um trabalho de prevenção aos crimes, principalmente diminuindo os abigeatos, que é o crime mais recorrente nas localidades do Centro Serra. Também vem sendo feito um trabalho de fiscalização em conjunto com a Inspetoria Veterinária. 

O tenente pediu que sempre que possível ao acionar a Brigada Militar, repassar dados precisos para o deslocamento no interior, onde até mesmo a localização pode ser compartilhada pelo WhatsApp para que a guarnição que atende a ocorrência tenha mais agilidade para chegar ao local indicado. O Tenente Jerônimo Dalberto falou ainda sobre o apoio de empresários para o reaparelhamento da Brigada Militar. Lembrou que o Programa de Incentivo ao aparelhamento está disponível no Estado, onde pode ser destinado uma parte dos impostos pagos pelas empresas a projetos voltados a Brigada Militar, que contemplam novos equipamentos e viaturas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade