Comandante regional fala sobre morte de homem durante ação da BM em Sobradinho

Na entrevista, Moresco disse que todas as ações adotadas pela corporação para apurar o caso seguem o que preconiza a lei

Foto: Fabricio Ceolin

O comandante Regional da Brigada Militar no Vale do Rio Pardo concedeu entrevista à Rádio Sobradinho nesta quarta-feira, 30. O Coronel Giovani Paim Moresco avaliou, inicialmente, as investigações sobre a morte de Dilseu Mayerhofer, atingido por um tiro disparado por um policial militar, na noite de 22 de outubro, nas margens da ERS 400, em Sobradinho. Na ocasião, a Brigada Militar foi acionada devido a uma desordem familiar que ocorria na casa da vítima.

Na entrevista, Moresco disse que todas as ações adotadas pela corporação para apurar o caso seguem o que preconiza a lei. Ele lembrou que foi instaurado um inquérito policial militar que ainda não encerrou as investigações. Esse procedimento tramita na Justiça Militar e, segundo o comandante, após concluído, será analisado pelo Ministério Público. Caso haja a constatação de que houve um homicídio doloso, o processo será encaminhado para júri popular. Caso contrário, será julgado no âmbito da Justiça Militar.

Giovani Paim Moresco foi sucinto ao analisar as declarações da delegada de Polícia Graciela Foresti Chegas. Em recente entrevista, ela lamentou que a arma utilizada pelo PM não tenha sido entregue à Polícia Civil que investiga o caso. A arma foi enviada ao Instituto Geral de Perícias pela Brigada Militar.  Na ocasião, a delegada afirmou que é atribuição da Polícia Civil investigar a morte e que o Inquérito Policial Militar deveria apuras apenas a possível responsabilização administrativa do PM envolvido.

Hoje, o comandante da Brigada Militar disse que as autoridades devem se ajudar, e lembrou que existe a possibilidade de compartilhamento das provas, acrescentando que a delegada está fazendo o trabalho dela, e a Brigada o seu. Na mesma entrevista, o coronel confirmou que Sobradinho está recebendo reforço de efetivo, com a designação de dois novos policiais nos próximos dias.

Ele também anunciou a chegada de um capitão, recém-formado, para o município. Charles Moraes Sonnenstrahl Filho deverá se apresentar nos primeiros dias do mês de dezembro. O novo oficial terá a função de fazer a gestão da 5ª Companhia da Brigada Militar que tem sede em Sobradinho. Atualmente esta função é exercida por uma capitã de Venâncio Aires.

O oficial relatou também o balanço e os resultados referentes a determinados indicadores de criminalidade, que vêm caindo conforme gestão e atuação da BM na região. São os indicadores de produtividade que demonstram em números o empenho da Instituição em ser uma polícia ativa e que atua, sobretudo, para prevenir e coibir crimes e proteger a sociedade de variadas formas. Como resultado das operações realizadas ao longo do ano, foram 64.207 ocorrências atendidas, 314.779 pessoas abordadas e 170.573 veículos fiscalizados.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade