Colheita do Tabaco foi aberta oficialmente em Vale do Sol

A abertura oficial da colheita do tabaco 2021 ocorreu na propriedade de Oladi Schroeder, um dos grandes produtores de Vale do Sol

out 29, 2021

Foto: Divulgação

A Abertura da Colheita do Tabaco ocorreu na tarde desta quinta-feira (28) em Faxinal de Dentro, interior de Vale do Sol. O evento, reconhecido oficialmente pelo Governo do Rio Grande do Sul, ocorreu na propriedade de Oladi Schroeder. Nos anos anteriores – exceto 2020 por conta da pandemia – a atividade ocorreu em Arroio do Tigre, Canguçu e Venâncio Aires.  O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).

De acordo com Benício Werner, presidente da Afubra, esta quinta-feira foi um dia muito importante, um vez que todas as culturas têm o dia da Abertura da Colheita e só o setor do tabaco não tinha. Ele lembrou que a cadeia produtiva do tabaco traz muito retorno para produtores, comunidades e municípios. A abertura oficial da colheita do tabaco 2021 ocorreu na propriedade de Oladi Schroeder, um dos grandes produtores de Vale do Sol, onde planta 280 mil pés de tabaco. Segundo o presidente da Afubra, a associação já trabalha na negociação do preço do tabaco com o levantamento dos valores que compõem o custo de produção em conjunto.

Além disso, conforme Benício Werner, outra informação importante é que as próprias empresas já estão iniciando a comercialização mais cedo do que anos anteriores. Pela estimativa da Afubra, a produtividade da safra será positiva assim como foi a do ano passado. Aproveitando a Abertura da Colheita do Tabaco, SindiTabaco, Afubra, Fetag, Farsul e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul realizaram a renovação da assinatura do convênio do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco. O programa incentiva a diversificação e a otimização no aproveitamento dos recursos das propriedades rurais.