O Técnico Agrícola da Cotriel da Unidade de Tunas, Maurício Jung, destacou que as culturas de inverno estão se desenvolvendo muito bem, mesmo com menor investimento por parte dos produtores. O clima, especialmente o frio mais tardio, tem favorecido o trigo, garantindo plantas saudáveis e com baixa incidência de doenças. Conforme ele, diferente de outras safras, neste ano a pressão de oídio foi baixa, contribuindo para o bom desenvolvimento do trigo. O técnico, no entanto, destaca que o baixo uso de tecnologia e insumos pode limitar a produtividade final.
Além do trigo, a canola também tem se destacado na região. Segundo Jung, as áreas de cultivo estão bonitas, mesmo após chuvas torrenciais no início do ciclo, e a expectativa é de que o plantio de canola aumente nos próximos anos. Com produtores mais cautelosos e crédito restrito, a Cotriel tem atuado como parceira, oferecendo orientação técnica e suporte na manutenção das lavouras.
Para o plantio de verão, que deve começar na próxima semana, as adubações devem ser modestas, mas planejadas. O pico do plantio está previsto entre 5 e 20 de novembro, quando também se inicia a colheita das primeiras áreas de trigo. Maurício Jung destaca ainda a importância da orientação técnica neste momento, incluindo manejo de plantas daninhas e escolha de cultivares, que hoje são em sua maioria de ciclo médio a longo, oferecendo mais segurança diante de estiagens e variações climáticas. Mesmo com desafios financeiros e incertezas do mercado, o técnico agrícola mantém otimismo com a safra na região.








