Cirurgia para retirada de tumor e Dom Adelar Baruffi foi finalizada

No dia 7 de novembro o arcebispo teve um desmaio durante uma missa e foi levado ao hospital de Cascavel, onde fez alguns exames que constataram o tumor na cabeça

nov 16, 2021

A cirurgia para retirada do tumor cerebral de Dom Adelar Baruffi foi finalizada por volta das 12h dessa segunda-feira (15), em Curitiba. De acordo com o Boletim da Arquidiocese de Cascavel, o objetivo da cirurgia foi atingido e o procedimento transcorreu de acordo com as expectativas mais positivas. Dom Adelar foi encaminhado para a UTI e deve ali permanecer até esta terça-feira (16).

A previsão é que ele permaneça até quinta-feira (18) no quarto, sob observação, existindo uma previsão de alta para sexta-feira (19). Em seguida, também permanecerá em Curitiba por aproximadamente quatro semanas para a realização da radioterapia. Sobre a quimioterapia, não existe ainda definição quanto realizá-la ou não.

No dia 7 de novembro o arcebispo teve um desmaio durante uma missa e foi levado ao hospital de Cascavel, onde fez alguns exames que constataram o tumor na cabeça. Na última semana, ele foi transferido para Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) para a realização de novos exames e a definição de como o procedimento seria feito.

Dom Adelar Baruffi tem 51 anos e foi nomeado arcebispo de Cascavel em setembro, após o antigo ocupante do cargo, Dom Mauro Aparecido dos Santos, morrer vítima da Covid-19. Natural de Coronel Pilar (RS), o religioso ingressou no seminário aos 15 anos e foi nomeado bispo em 2014. Ele recebeu ordenação presbiteral em 1995. Antes de Cascavel, ele era bispo em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.