Pesquisar
Close this search box.

Cinema movido a energia solar chega a Sobradinho

A coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, destaca que o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Conforme ela, na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga

Foto: Divulgação – CineSolar

Primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, CineSolarzinho chega a Sobradinho, nesta sexta-feira, 23, com sessões gratuitas. Com patrocínio da RGE, o projeto exibe curtas-metragens e o filme Turma da Mônica – Laços, a partir das 19h, na Rua coberta, com entrada gratuita e distribuição de pipoca. A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho. A estrutura funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. A coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, destaca que o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Conforme ela, na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga. O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

A gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Pagotto, explica que os equipamentos de difusão cultural, como o CineSolar, têm a capacidade de transformar o olhar de crianças, jovens e adultos. Ela ressalta que o Instituto CPFL, quer ajudar a promover essa transformação em diversas comunidades, por todo o país. A 2ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Sobradinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade