Chuva e raios marcam o tempo na véspera da onda de frio

Frente fria atua no Rio Grande do Sul com muitas trovoadas e pouca chuva na maioria das regiões

jul 26, 2021

Foto: Iara Krisna Puntel da Silva

A segunda-feira (26) é de mudança do tempo no Rio Grande do Sul com o fim da sequência de dias de sol e a volta da instabilidade ao estado gaúcho, precedendo uma poderosa massa de ar polar que trará frio muito intenso e chance de neve no restante da semana.

Uma frente fria está trazendo chuva para o Rio Grande do Sul desde o começo do dia para e que será intercalada no decorrer do dia com momentos de melhoria. A instabilidade deve se concentrar principalmente em locais do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho. Os volumes de chuva não chegam a ser altos, mas pancadas fortes isoladas de muito curta duração são previstas.

O sistema frontal que se intensifica e se organizada sobre o Estado ainda traz uma grande quantidade de raios com um dia marcado por muitas trovoadas. Com nuvens de maior desenvolvimento vertical e uma alta incidência de raios não se pode descartar o risco de queda localizada de granizo. Em Sobradinho, a mínima registrada até as 9h:30 desta segunda-feira foi de 16,3 °C | 06h:25.

Na tarça-feira (27), o sistema frontal traz chuva no Nordeste e no Norte gaúcho enquanto nas demais regiões o tempo firma com o começo do ingresso de uma poderosa massa de ar polar com vento e queda muito acentuada da temperatura em todas as áreas do estado gaúcho até o final do dia, o que deve se dar com rajadas de vento.

A frente fria traz chuva ainda para a maior parte de Santa Catarina e diversos pontos do Paraná. No final do dia já não se descarta neve em pontos mais ao Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Fonte: MetSul meteorologia e Rádio Sobradinho

Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul meteorologia: