Os veículos do transporte escolar ficaram impedidos de trafegar em algumas localidades dos municípios de Passa Sete e Segredo devido ao transbordamento de arroios e deslizamentos de terra. Por conta disso, alguns alunos não puderam ir para casa após as aulas desta segunda-feira, 29. As crianças foram abrigadas em casas de parentes ou amigos nas proximidades das escolas.
Conforme o prefeito de Passa Sete, Maurício Ruoso, isso ocorreu nas localidades de Costa do Rio, Baixo Passa Sete e Lajeado Sobradinho. Ele explicou que como os ônibus não puderam circular, foram utilizadas caminhonetas 4×4 para transportar os estudantes, mas em alguns locais as estradas ficaram completamente obstruídas e não houve outra opção a não ser deixar os alunos na casa de conhecidos. Nesta terça-feira, eles deverão ser levados para suas casas. Um dos pontos sem condições de tráfego é o trecho entre Serra Velha e Costa do Rio onde a estrada se transformou em um verdadeiro arroio.
Já no município de Segredo, conforme a secretária da Educação, Nadiane Speth, os veículos do município não conseguiram se deslocar para fazer o transporte dos alunos de Serrinha Alta e Serrinha Velha. Os estudantes destas localidades permaneciam nas escolas até o início da noite. Caso não haja condições de fazer o recolhimento deles ainda nesta segunda-feira, eles deverão pernoitar nas escolas.
O prefeito, Valdir Rodrigues, alerta os motoristas para que não atravessem pontes que estão submersas. Ele informa ainda que a ponte na saída de Bela Vista em direção a cidade de Segredo está encoberta pela água. A alternativa é passar por Cerro da Figueira. Já o Arroio da Pata também encobre a ponte na saída da cidade na altura da propriedade de Idalino Feron.