Foto: Reprodução/Detran
Para garantir o direito à acessibilidade e inclusão, o DetranRS passa a oferecer atendimento especializado na aplicação dos exames de habilitação também para candidatos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O atendimento especializado no exame teórico eletrônico dos candidatos compreende o fornecimento de tempo adicional de prova.
O candidato com dislexia ainda terá acompanhamento por servidor para a leitura da prova. A medida está regulamentada na Portaria, que começa a valer hoje. Para acessar o serviço, o candidato deverá apresentar ao médico perito durante o exame de aptidão física e mental laudo emitido por profissional da área da saúde em que conste o diagnóstico de TDAH, dislexia ou outro transtorno que implique em perturbação na capacidade de leitura.
O atendimento especializado com previsão de suporte para a realização de exame teórico deve ser solicitado pelo Centro de Formação de Condutores à Divisão de Exames, que estabelecerá cronograma para o atendimento. Os CFCs de Sobradinho e Arroio do Tigre já estão atendendo a nova normativa.