Cerro Branco sediou reunião da ATURCSERRA e Câmara Setorial do Turismo

Na oportunidade foram entregues os Certificados do Ministério do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo aos Municípios que integram o Mapa de Turismo Brasileiro

maio 13, 2022

Foto: Divulgação

Como o propósito de valorizar os empreendimentos turísticos da região, as reuniões da ATURCSERRA e da Câmara Setorial do Turismo ocorrem a cada dois mês, em um ponto turístico do Município em questão.  Sendo assim, na tarde de quarta-feira (11), em Cerro Branco foi promovida a reunião da Associação de Turismo da Região Centro-Serra, juntamente com a Câmara Setorial do Turismo, do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, no Balneário Pinus Park. Além do prefeito de Cerro Branco Edson Lawall, participaram do encontro os Secretários Municipais, interlocutores e representantes dos Conselhos Municipais de Turismo dos municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Novo Cabrais, Passa Sete e Sobradinho, bem como, representantes da ATURCSERRA e do Consórcio Vale do Jacuí.

Na oportunidade foram entregues os Certificados do Ministério do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo aos Municípios que integram o Mapa de Turismo Brasileiro, além dos certificados assinados pelo Ministro do Turismo e pela Secretária Nacional de Atração de Investimento, Parcerias e Concessão por meio do Programa de Regionalização do Turismo com o reconhecimento dos Conselho Municipais de turismo. Estes certificados foram registrados no Sistema de Informação do Mapa do Turismo Brasileiro – o SISMapa. Na sequência da reunião foram tratados ainda sobre os projetos que poderão ser viabilizados nos municípios em nível de região.

O prefeito de Cerro Branco, Edson Lawall, destacou a importância do desenvolvimento regional. Conforme ele, por ser municípios pequenos e na sua maioria do interior, a agricultura prevalece na região. No entanto, eles possuem muitas belezas naturais que podem ser apreciadas e que muitas vezes nem a própria população conhece. Além disso, o turismo é um conjunto de serviços em que todos saem ganhado, citando como exemplo, os restaurantes, hotéis, pousadas, comércio, supermercados, postos de combustíveis, produtores locais, entre outros. No encerramento do encontro, houve um passeio no Balneário Pinus Park, um empreendimento que foi inaugurado em setembro de 2021, com amplo espaço de lazer e diversão em família.