Centro Serra terá R$ 2,7 milhões em quatro anos para projetos culturais

O valor será destinado pelo Governo Federal por meio da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Foto: Isabel Selli

Onze municípios da região Centro Serra terão disponíveis 2 milhões e 730 mil reais para investimentos na área da cultura. O valor é referente para os próximos quatros anos e será destinado pelo Governo Federal por meio da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

O valor foi divulgado na tarde dessa quarta-feira, 28, durante o 1º Fórum Regional de Cultura do Centro Serra. Do total anunciado, Sobradinho receberá a maior fatia, 484 mil reais. Os recursos poderão ser utilizados para custear iniciativas de artistas, entidades e pontos culturais que terão de apresentar seus projetos para um comitê municipal que fará a seleção das propostas com base em critérios definidos pela PNAB.

O encontro desta quarta-feira foi conduzido por Thomas Lenhart, turismólogo e produtor cultural que atua como agente Territorial de Cultura da região de Sobradinho. De acordo com ele, os artistas e agentes culturais que têm interesse em se habilitar podem ser pessoas físicas ou jurídicas e terão de prestar contas dos valores que irão receber. Thomas Lenhart lembrou que a destinação direta de recursos para artistas teve início com a Lei Aldir Blanc, durante a pandemia de Covid-19, teve sequência com a Lei Paulo Gustavo e agora com a PNAB, que passou a ser uma política pública permanente.

Foto: Isabel Selli

Mari Martinez, coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, participou do evento por meio de uma mensagem em vídeo e destacou a boa participação da região na ação em 2024. No ano passado, Sobradinho recebeu 122 mil reais para 10 projetos culturais. Também estiveram presentes representantes dos municípios, artistas, produtores culturais e membros do Conselho Municipal de Cultura de Sobradinho.

No próximo semestre será oferecida uma capacitação gratuita para interessados, sobre elaboração de projetos e captação de recursos. Nos próximos dias serão realizadas audiências públicas para definições específicas em cada município e posteriormente o lançamento de seus editais e abertura de inscrições. Serão beneficiados os municípios de Arroio do Tigre, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Salto do Jacuí, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade