Celetro vai iniciar obras de ampliação da capacidade na rede elétrica entre Segredo e Lagoão

Com a modificação, é possível aumentar a capacidade energética para os consumidores e evitar transtornos futuros como a falta de energia.

jan 25, 2024

Foto: Luiz Henrique Evangelista

A Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí (Celetro) vai iniciar as obras de ampliação da capacidade na rede de média tensão entre os municípios de Segredo e Lagoão. Falando ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho desta quinta-feira (25), o conselheiro da Celetro, João Paulo Kroth, destacou que a rede troncal passará por melhorias, com a troca de cabos em toda sua extensão, num total de 15,54 quilômetros. Com a modificação, é possível aumentar a capacidade energética para os consumidores e evitar transtornos futuros como a falta de energia.

Kroth destacou que para isso haverá pequenas interrupções no fornecimento de luz durante as obras. Uma reunião neste sentido será promovida hoje, na Comunidade Santo Isidro, em Serrinha do Pinhal, a fim de explicar aos consumidores e associados da cooperativa como serão os próximos passos. Segundo o conselheiro, a cooperativa já deveria ter iniciado as obras, mas aguardou esse período que é crucial para os fumicultores, para não interferir no fornecimento de energia.

Além das melhorias, outra mudança será a instalação do novo ponto de medição de energia no município de Segredo. Atualmente este ponto fica em Linha Cereja, interior de Arroio do Tigre. Conforme Krtoh, essa mudança possibilitará mais agilidade em casos de necessidade de religação da rede. A obra prevê também a troca de condutores até Serrinha Velha, instalação de reguladores de tensão e religador de comando automatizado, que poderá ser operado à distância. A obra vai beneficiar 2.118 consumidores. O investimento total é de R$ 834.478,12 e a previsão de conclusão é para julho deste ano.