Mais de 70 cavaleiros da região estarão em Alegrete, no final desta semana, em busca da chama crioula. A 75ª geração e distribuição ocorre no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, na sexta-feira (16) e sábado (17). Com o tema “Pampa, uma Pátria Sem Fronteiras”, de forma inédita reunirá representantes de Brasil, Argentina e Uruguai. Conforme o coordenador de cavalgadas da 14ª Região Tradicionalista, Marco Andres, os cavaleiros do Centro Serra percorrerão mais de 150 quilômetros, durante uma semana, conduzindo a chama crioula.
Ele e o tradicionalista Ivonildo Lisboa participaram do Programa Enfoque desta terça-feira (13) e deram detalhes do trajeto que percorrerão sobre o lombo dos cavalos. Conforme eles, a cavalgada tem ganhado cada vez mais a participação de mulheres e crianças, um espaço que antes era somente masculino. Conforme Andres, após pegarem a centelha da chama crioula os cavaleiros se deslocarão até Santa Maria, no domingo (18) de onde partirão em cavalgada até Arroio do Tigre, onde a chama crioula deve ficar abrigada, junto ao CTG Pousada das Carretas.
Os cavaleiros farão um trajeto de 30 quilômetros no primeiro dia e passarão por cidades como Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Agudo e Ibarama. No sábado, dia 24, os cavaleiros sairão de Ibarama por volta das 8h30 em direção ao CTG Pousada das Carretas, via Linha São João. Haverá desfile no centro da cidade com a chegada da Chama Crioula, que será posteriormente distribuída às demais entidades da região para os festejos farroupilhas. De acordo com Andres e Lisboa, os cavaleiros participantes desta edição ajudam a manter viva a tradição e os costumes do gaúcho, com muita união e confraternização entre família e amigos.