Integrantes de CTGs da 14ª Região Tradicionalista estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (15), na sede dos Cavaleiros da Serra. Dalí o grupo partiu em comboio até Alegrete a fim de buscar a chama crioula. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM farão a cobertura da caminhada, acompanhando com boletins diários, até 24 de agosto, dia em que os cavaleiros chegarão novamente a região Centro Serra. O Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete, será o centro da cultura gaúcha ao sediar a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul.
Co-realizado pelo Governo do Estado, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Prefeitura Municipal de Alegrete, o evento, que é um dos maiores e mais importantes do tradicionalismo gaúcho, reunirá mais de 1.400 cavaleiros das trinta Regiões Tradicionalistas do Estado, além de participantes de Santa Catarina, Argentina e Uruguai. A Chama Crioula será acesa com a participação de representantes dos três países, reforçando o tema deste ano: “Pampa Uma Pátria Sem Fronteiras”. A proposta deste tema é uma homenagem aos costumes e à história que unem os povos do Pampa, transformando nossa região em um verdadeiro celeiro de tradições e de riquezas que alimentam o Brasil e o mundo. O evento contará com uma programação cultural extensa, incluindo espetáculos, simpósios, shows musicais e churrasco.
Os cavaleiros do Centro Serra vão percorrer mais de 150 quilômetros, durante uma semana. Após receber a centelha da chama crioula em Alegrete, a comitiva vão se deslocar até Santa Maria, no domingo (18) de onde partirão em cavalgada até Arroio do Tigre, onde a chama crioula deve ficar abrigada, junto ao CTG Pousada das Carretas. Os cavaleiros farão um trajeto de 30 quilômetros no primeiro dia e passarão por cidades como Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Agudo e Ibarama. No sábado, dia 24, os cavaleiros sairão de Ibarama por volta das 8h30 em direção ao CTG Pousada das Carretas, via Linha São João. Haverá desfile no centro da cidade com a chegada da Chama Crioula, que será posteriormente distribuída às demais entidades da região para os festejos farroupilhas.