Casos de dengue confirmados em Sobradinho reforçam a importância da prevenção

O primeiro caso é de um homem de 42 anos, e o segundo, uma mulher de 30 anos, moradores dos Bairros Quinca e União.
Imagem: Rádios Sobradinho e Jacuí

O município de Sobradinho tem dois casos confirmados de dengue registrados este ano. A confirmação é da enfermeira Marília Segatto, da Secretaria Municipal da Saúde. Conforme ela, tratam-se de casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. O primeiro caso é de um homem de 42 anos, e o segundo, uma mulher de 30 anos, moradores dos Bairros Quinca e União. Segundo a enfermeira, ambos trabalham no centro da cidade, por isso, não há confirmação exata do local onde foram infectados. Marília Segatto informa que os dois pacientes não viajaram nos últimos 15 dias. Ela reforça a necessidade de intensificar as medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para evitar novos casos, a população deve se prevenir, eliminando possíveis criadouros do mosquito, como recipientes que acumulam água parada, incluindo vasos, pneus, garrafas, caixas e bombonas de recolhimento de água da chuva, além de piscinas sem manutenção. O uso de repelentes e a instalação de telas em janelas também são recomendados como formas de proteção. Além das ações individuais, a Administração Municipal está reforçando a fiscalização em terrenos baldios e promoverá mutirões com Agentes Comunitários de Saúde para informar e conscientizar os moradores. Os agentes de endemias estão visitando as residências da área afetada para orientar a população, remover criadouros e aplicar tratamento químico nos locais necessários.

A Secretaria Municipal da Saúde salienta também que a colaboração da comunidade é essencial no combate à dengue. Denúncias sobre locais com acúmulo de lixo ou água parada podem ser feitas diretamente à Ouvidoria da Prefeitura de Sobradinho. A união entre poder público e moradores é fundamental para evitar novos casos e conter a disseminação da doença. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta que qualquer pessoa que apresentar sinais e sintomas suspeitos de dengue procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde para atendimento.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade