Cartório de Arroio do Tigre conclui carga e verificação geral nas urnas eletrônicas

O evento teve o objetivo de promover a transparência e auditagem das urnas para as eleições gerais que ocorrem no próximo domingo, dia 02 de outubro, e teve a participação de representantes de partidos políticos, imprensa e membros da sociedade

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, 23, foi encerrada a carga e preparação das urnas eletrônicas no cartório eleitoral de Arroio do Tigre. O evento teve o objetivo de promover a transparência e auditagem das urnas para as eleições gerais que ocorrem no próximo domingo, dia 02 de outubro, e teve a participação de representantes de partidos políticos, imprensa e membros da sociedade.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, a juíza eleitoral da 154° Zona Eleitoral, Márcia Rita de Oliveira Mainardi, afirma que a região demonstra um clima de calma, e que não recebeu denúncias de crimes relacionados à eleição. De acordo com ela, no dia do pleito, o eleitor tem o direito de manifestar seu apoio a um candidato de forma silenciosa, com bandeiras, camisetas, bottons ou dísticos. É proibido o uso de carro de som e carreatas no período da votação. Além disso, o porte de armas será vedado nas dependências dos locais de votação, assim como o uso do celular dentro da cabine de votação, que deverá ser depositado em uma caixa durante o processo, e não será tocado pelos mesários.

Já o chefe do Cartório eleitoral de Arroio do Tigre, Saulo Darós, salienta que houve mudanças em algumas seções eleitorais do município, com a transferência dos eleitores da seção da Creche Vó Natália, ao prédio novo da Creche Pingo de Gente, assim como os eleitores da seção do prédio antigo desta creche. Já a seção transferida anteriormente da Câmara de Vereadores para o CTG Pousada das Carretas, vai permanecer no CTG este ano. Saulo também lembra aos eleitores que é necessário levar documento com foto para a votação, e que houve uma pequena mudança na ordem de votação. O eleitor, neste ano, começa votando em deputado ou deputada federal e não mais estadual. Os demais seguem a ordem normal: Senador(a), Governador e Presidente da República. Darós também orientou aos eleitores para que levem sua cola no dia da votação. Por se tratarem de muitos números, o processo fica mais rápido se o eleitor tiver em mãos os números dos representantes que deseja eleger.

Neste ano, estará de volta a biometria, processo que não foi feito nas últimas eleições municipais em razão da pandemia. Além disso, nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira, 27, exceto flagrantes e crimes inafiançáveis. O pleito, domingo, 02, inicia às 8h e vai até às 17h, no Horário de Brasília.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade