Capitão da 5ª Cia da Brigada Militar avalia índices de criminalidade de 2023

O indicador com menos queda foi o de furto de veículo, com sete casos contabilizados em 2023, o que representa redução de 30% em comparação com o ano de 2022.

jan 23, 2024

Foto: Henrique Lindner

Os furtos abigeatos tiveram uma redução de 89% em 2023. É o que mostra os dados divulgados pela Brigada Militar para o município de Sobradinho. Em 2022, foram nove casos, enquanto que em 2023 apenas um foi registrado. Também foram registrados menos homicídios, com dois casos registrados em 2023, ante cinco em 2022, o que representa uma diminuição de 60%. Roubos também tiveram redução em 2023. Foram nove em 2023 contra 17 em 2022, uma redução de 43%. O indicador com menos queda foi o de furto de veículo, com sete casos contabilizados em 2023, o que representa redução de 30% em comparação com o ano de 2022.

Falando ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o comandante da 5ª Companhia da Brigada Militar, Capitão Charles Sonnenstrahl, destacou que os índices atuais são aceitáveis, levando em consideração o tamanho da comunidade regional. No entanto, ele destacou que os indicadores que mais necessitam de atenção para este ano é o que evolve os diversos tipos de furto e roubo. Conforme o Capitão, por se tratar de uma região pacífica, as pessoas acabam atuando de forma a contribuir, de forma involuntária, para o cometimento desses crimes. Conforme ele, o fato de deixar um carro aberto, com a chave na ignição, por exemplo, pode facilitar a ação dos criminosos. Neste sentido, ele orientou as pessoas para que cuidem mais a forma como protegem os seus bens. São ações simples, no dia a dia, que podem interferir no cometimento de crimes, como o furto ou o roubo.

Sonnenstrahl ainda destacou a forma como a Brigada Militar atua no caso de desaparecimentos de pessoas. Segundo ele, familiares devem esgotar as possibilidades de tentar encontrar em casas de amigos ou locais geralmente frequentados pela pessoa. Após, independentemente do tempo de sumiço, as autoridades devem ser comunicadas. Com base em informações repassadas pela comunidade é que as ações da Brigada Militar são coordenadas.

Já sobre o trânsito de maquinas agrícolas em rodovias, ele destacou que é proibida a condução de maquinários sem o auxílio de batedores. O proprietário do maquinário está sujeito a multa caso for flagrado transitando em rodovias sem a sinalização necessária. O capitão ainda recomendou que seja evitado o período noturno para utilização desses veículos.