Campanha da Fraternidade de 2022 tem foco na Educação

Com o tema "Fraternidade e Educação" e o lema bíblico "Fala com sabedoria, ensina com amor", o objetivo da Campanha, segundo a entidade, vai além dos problemas na educação

mar 4, 2022

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está promovendo a Campanha da Fraternidade de 2022. Com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”, o objetivo da Campanha, segundo a entidade, vai além dos problemas na educação ao também “refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã”. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o Coordenador da Comissão Diocesana de Pastoral, diácono Carlos Idelfonso Cardoso Machado, disse que embora o tema tenha sido escolhido, praticamente, dois anos atrás, a Campanha da Fraternidade se torna muito importante neste momento, devido ao prejuízo que a Educação sofreu nos últimos anos devido a pandemia.

Conforme ele, o momento exige uma maior participação da família no processo do aprendizado, e a valorização do ser humano, além do currículo escolar.  Carlos Idelfonso Machado salientou que um dos desafios é trazer de volta para a Escola os alunos que evadiram ou que perderam vínculos. Ele também se colocou à disposição para encontros e palestras nas escolas da região, dentro das atividades da Campanha da Fraternidade desde ano.  Essa é a terceira vez que a temática da educação é abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998.