Campanha da Fraternidade 2025 foi lançada nessa quarta-feira

Durante a cerimônia, conduzida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e pelo coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, foram apresentados a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade, e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados, em 2024, pelo Fundo Nacional de Solidariedade, composto com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade.
Foto: Divulgação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) nessa Quarta-feira de Cinzas (5). O evento ocorreu na sede da entidade, em Brasília (DF). Neste ano, a Campanha da Fraternidade vai abordar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”. Durante a cerimônia, conduzida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e pelo coordenador de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, foram apresentados a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade, e um vídeo com um balanço dos projetos apoiados, em 2024, pelo Fundo Nacional de Solidariedade, composto com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade.

Falando ao programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, o Bispo Dom Edson Batista de Melo, da Diocese de Cachoeira do Sul, destacou que o tema da ecologia é bastante importante e sério. Conforme ele, neste ano completam-se 10 anos da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, que foi um grande chamamento a conversão do coração humano, a partir de um olhar para a criação, para a casa comum. Dom Edson ressaltou que esse é um tema necessário e importante, e a Igreja tem consciência disso. O papa Francisco foi um dos primeiros que, mundialmente, alertou, há 10 anos, sobre as consequências da falta de cuidado com o meio ambiente. Na entrevista dessa quarta-feira, o Bispo Dom Edson questionou: “será que existe a possibilidade de reverter esse quadro? E o que devemos fazer?” Segundo ele, essa “é uma preocupação do Papa, da Igreja e de toda a sociedade, e é preciso mudar o cuidado com a natureza, com o descarte do lixo, com o mundo onde vivemos, bem como, em nossas casas e nas ruas de nossas cidades”.

O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra. A cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 foi transmitida pelo canal de YouTube e redes sociais da CNBB. A Diocese de Cachoeira do Sul também deu início à Campanha nessa quarta-feira, com uma cerimônia no Salão de Pastoral da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição. O evento marcou, além do lançamento da Campanha da Fraternidade, o início do período quaresmal, período litúrgico dedicado à reflexão e conversão espiritual. Já às 18 horas e 30 minutos, o Bispo Dom Edson presidiu a Missa da Quarta-Feira de cinzas, na Catedral Diocesana.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade