Pesquisar
Close this search box.

Câmara Setorial do Tabaco gaúcha tem encontro preparatório à COP 10

Outra pauta debatida no encontro foi a abertura da Colheita do Tabaco, que faz parte dos eventos oficiais do Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Governança e Sistemas Produtivos, foi realizada, promoveu nessa quarta-feira, 25, em formato híbrido, a Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco. Na ocasião, o presidente da Câmara, Romeu Schneider, apresentou uma série de agendas com ministérios e a recente participação em audiência pública realizada pela CONICQ para abordar as preocupações em torno a 10ª Conferência das Partes (COP 10), da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), que acontece de 20 a 25 de novembro, no Panamá.

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, apresentou os resultados da pesquisa feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPA/UFRGS), sobre o Perfil Socioeconômico do Produtor de Tabaco da Região Sul do Brasil. Conforme ele, a entidade recebeu muitas críticas por parte dos antitabagistas, que afirmam que o produtor vive em situação de vulnerabilidade. Mas na realidade, segundo o presidente do SindiTabaco, a pesquisa mostra que 80% dos produtores de tabaco enquadram-se nas classes A e B, enquanto a média geral brasileira não chega a 25%.

Os principais resultados da pesquisa estão disponíveis em: www.sinditabaco.com.br. Segundo dados da Afubra, dos 1.191 municípios da Região Sul do Brasil, 490 produziram tabaco na safra 2022/2023. O total de famílias envolvidas chega a 125 mil, com renda bruta estimada em quase R$ 11 bilhões de reais. Outra pauta debatida no encontro foi a abertura da Colheita do Tabaco, que faz parte dos eventos oficiais do Estado. A expectativa é de que seja realizada no Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo, no dia 1º de dezembro, com a participação de autoridades. Ficou registrado pelo grupo o pedido para que o governador do Estado, Eduardo Leite, participe do momento, celebrando a abertura de mais uma safra.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade