Câmara reconhece produção de tabaco como atividade de interesse público em Sobradinho

A proposta foi indicação do vereador Olandir Bernardy – Pequeno (MDB)
Foto: Fabricio Ceolin

A Câmara de Vereadores de Sobradinho promoveu nesta segunda-feira (29), a 37ª Sessão Ordinária de 2025. Além da apresentação de pedidos de providência e indicações, os parlamentares aprovaram por unanimidade os projetos de lei que estavam na pauta, ambos de autoria do Poder Executivo e com pareceres favoráveis.

Um dos projetos aprovados declara a fumicultura como atividade de relevante interesse econômico, social e cultural no município. A proposta, apresentada com base em indicação do vereador Olandir Bernardy – Pequeno (MDB), reconhece a importância da produção de tabaco para a geração de renda, a permanência das famílias no meio rural e o fortalecimento do cooperativismo e da economia local. De acordo com entidades como AFUBRA, FETAG e SINDITABACO, a cadeia produtiva do tabaco está entre as mais organizadas e com grande impacto socioeconômico no campo.

O outro projeto trata da mudança de nomenclatura da Secretaria Municipal de Assistência Social, que passará a se chamar Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A alteração, sugerida pela vereadora Ingrid Hermes (MDB), busca adequar o nome da pasta à sua atuação atual, que vai além da assistência básica, abrangendo políticas de inclusão produtiva, cidadania e promoção da autonomia. A nova designação segue uma tendência nacional de modernização das políticas sociais.

Os projetos aprovados seguem para sanção do Executivo.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Sobradinho está marcada para segunda-feira, 6 de outubro, às 18h.

Confira maiores detalhes da sessão ordinária:

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade