Câmara de Sobradinho implanta digitalização no sistema de votação em plenário

Cada um dos nove vereadores recebeu um tablet, onde acompanham os Projetos de Lei protocolados e a tramitação das proposições.
Foto: Vinícios Rech

A Câmara de Vereadores de Sobradinho deu um passo importante na modernização dos sistemas. Nesta segunda-feira (18), os parlamentares inauguraram a votação digital durante a Sessão Ordinária. Cada um dos nove vereadores recebeu um tablet, onde acompanham os Projetos de Lei protocolados e a tramitação das proposições. Também foi instalado um televisor no plenário Ottmar Kessler, onde a comunidade pode acompanhar, em tempo real, o voto dos parlamentares. O presidente da Câmara, Valdecir Bilhan (PL), comemorou a iniciativa e disse que o investimento deve gerar economia e agilizar os procedimentos do Poder Legislativo.

Na Sessão desta segunda-feira (18), dois Projetos de Lei do Executivo foram aprovados por unanimidade. Um deles institui o cargo de Fiscal Ambiental no âmbito do município. A solicitação deste cargo foi feita pelo Ministério Público de Sobradinho, devido a crescente demanda por ações efetivas de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente. O projeto foi comemorado pela vereadora Daniele Karnopp (PP), destacando que o profissional também terá a incumbência de acentuar a fiscalização de casos de maus tratos de animais. Já a vereadora Cátia Dalmolin (PP), lamentou que o cargo tenha sido criado somente após manifestação do MPRS.

O outro projeto aprovado autoriza a venda, através de leilão público, de bens pertencentes ao município e considerados inservíveis para uso da Administração Municipal. Uma Comissão de Avaliação foi especialmente designada para fixar os valores dos bens. Os recursos arrecadados, conforme a justificativa do Projeto, servirão para outros investimentos.

Nenhum dos vereadores ocupou o espaço para explicações pessoais. A próxima Sessão Ordinária está marcada para segunda-feira (25), às 18h.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade