Foto: Fabrício Ceolin
O projeto de lei que autoriza a municipalização de um trecho da ERS 400 foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Sobradinho, na sessão desta segunda-feira, 21. A votação foi precedida de ampla discussão. Tramitando no Legislativo desde o final de junho, a matéria visa autorizar o Executivo a adequar e fazer a correção do trafego de veículos nos trevos do Acesso Euclides Bento Pereira (Trevo do Cristo Acolhedor), da Rua Ataliba Carrion (Trevo da Fejão) e do Acesso Arthur Lopez (entrada de Linha Quinca), todos na ERS-400, que margeia a cidade de Sobradinho.
A intenção é reduzir o grande número de acidentes que ocorrem nestes locais. Uma emenda supressiva do vereador Jeferson Matanna (PSB), ao projeto de lei chegou a ser protocolada na Câmara, a qual retirava o inciso que tratava do trecho da rodovia estadual ERS-400, compreendido entre o Trevo de Acesso Euclides Bento Pereira e o Trevo da Rua Ataliba Carrion, com a extensão total de 1.130m.
Na justificativa, o vereador afirmava que o projeto apresentado sequer fora elaborado por engenheiro de tráfego, o qual seria o profissional competente para tal encargo, tendo, de fato sua elaboração por arquiteto e urbanista. O vereador pediu a retirada da emenda ao perceber entre os colegas que ela não seria aprovada, possibilitando a votação da matéria na sessão desta segunda-feira.
Na comissão de finanças, a qual o vereador Jeferson Matanna – PSB, é presidente, emitiu parecer e voto desfavorável ao projeto, defendendo orientação recebida pelo IGAM, o qual aponta que é necessária a previsão de recursos para as despesas previstas para obra. Seus colegas de comissão, Maninho Freitas – PP e Helton Vendruscolo – MDB, divergiram, e deram parecer favorável ao projeto. Na discussão, Matanna fez uma ampla explanação com uso de imagens, que foram exibidas na Câmara, mostrando contestações ao esboço do projeto apresentado pelo Executivo, principalmente do Trevo do Cristo Acolhedor. Ele salienta que pelo desenho, haverá paradas de pista, aumentando o risco de acidentes que podem até mesmo atingir casas das imediações. Nos desenhos elaborados pelo Arquiteto e Urbanista Clênio Carlan, não há escalas de projeções para às obras.
Na entrada de Linha Quinca, o parlamentar destaca que apenas quebra-molas estão previstos, defendendo um projeto de construção de um trevo por exemplo. Em entrevista à rádio Sobradinho, o vereador disse que não é contra à municipalização do trecho de Linha Tupi que está em anexo ao projeto, e defendeu que o município faça um convênio de cooperação com o Daer, com projetos feitos pela autarquia, e não assuma a responsabilidade pelo trecho entre os trevos da Fejão e do Cristo.
O projeto entrou em votação e recebeu 7 votos favoráveis, Matanna se absteve de votar. Na discussão do projeto, vereadores defenderam a municipalização, lembrando que o Daer nada irá fazer para amenizar os problemas de trânsito e acidentes apresentados durante anos, e que assim, o Executivo poderá ter a chance de ao menos tentar contornar a situação. Também houve questionamentos ao levantamento estimado de custos apresentados pelo Executivo, que prevê R$ 113.560,00 para instalar lombadas modulares, placas de sinalização, sinalização de pista e pavimentação asfáltica.
De acordo com o engenheiro da prefeitura, Dieisson Bridi, os valores apresentados não são definitivos, podendo sofrer variações. Já o prefeito Armando Mayerhofer disse que essa foi a alternativa encontrada depois de inúmeros pedidos feitos os Daer para a alteração dos trevos, sem sucesso até hoje. Em entrevista à Rádio Sobradinho AM nesta segunda-feira, ele lembrou que a alteração do trevo principal de acesso à cidade é necessária porque com o desenho atual, é proibido atravessar a rodovia para acessar a estrada que leva ao Cristo Acolhedor, o que obriga os motoristas a dirigir na contramão naquele local. Apesar de aprovado, o projeto do Executivo de Sobradinho agora precisa tramitar junto ao Estado, para que a municipalização dos trechos seja confirmada.